Banco Mundial e a legalização do 'gold farming'

Posted by LuciØ™ On 06:41 0 comentários


Uma análise do Banco Mundial recomenda que as “fazendas de ouro” de jogos como World of Warcraft – você leu certo – são uma oportunidade de crescimento substancial para as economias das nações em desenvolvimento, e que as ONGs – Organizações Não Governamentais – deveriam começar a ligar os pobres habitantes das zonas rurais dessas nações à iniciativa de coleta de ouro para o jogo sob um modelo de comércio justo. E isso não é a única coisa interessante que encontramos no relatório da infoDev sobre economias virtuais. O Ars Technica, primeiro site a noticiar o relatório, revela que ele contém uma tonelada de pesquisas originais, entrevistas com informantes e uma análise que contraria muito da sabedoria convencional sobre como o “mercado agrícola de ouro em MMOS” é visto e como ele funciona.
O modelo de comércio justo proposto pela infoDev estabelece um sistema em que, digamos, um jogador faz um pedido de US$ 100 em ouro dentro do jogo. Descendo pela cadeia comercial, o PayPal leva sua taxa de transação de US$ 2, uma grande empresa na China recebe US$ 30 e um pequeno estúdio de coleta de ouro contratado pela empresa recebe US$ 45 (salários excluídos), resultando na bela gorjeta de US$ 23 para o “fazendeiro” individual. Esse modelo de negócio justo cobriria a compra de ouro e itens, bem como serviços de treinamento de personagens, embora apenas o ouro tenha sido usado de exemplo.
Para os versados ​​em economia, a reportagem do Ars Technica fornece um contexto interessante para entendermos todos os aspectos do relatório. Para os mais versados ainda em economia, o próprio relatório está disponível aqui. Para os leitores leigos em economia, podemos dizer que o relatório confirma o estereótipo do “agricultor de ouro” chinês fornecendo ao jogador ocidental mercadorias que ele seria preguiçoso demais para adquirir sozinho, mas também sugere que esta é uma oportunidade tão boa para as ONGs quanto fazendas de verdade e, se forem adequadamente geridas, muito menos exploradora. Mas deixa em aberto uma questão óbvia: o que a Blizzard diria sobre isso?

fonte:Kotaku

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